Fundo imobiliário: descubra se esse investimento é para você 

fundos imobiliários

É cada vez mais comum as pessoas se interessarem pelos investimentos, afinal a facilidade de ter o seu dinheiro trabalhando para você e gerando lucro é algo muito atraente. Quanto mais informações o novo investidor tem sobre as possibilidades oferecidas por cada modalidade, mais ele busca por canais seguros e que ofereçam ganhos expressivos. 

Então, se você também está nessa fase de amadurecimento e buscando novas opções para a sua carteira, que tal considerar o fundo imobiliário? Esse nome te gera dúvidas? Calma, na sequência deste artigo nós vamos mostrar os principais detalhes do fundo imobiliário para que você entenda se esse é realmente um investimento para você. 

O que é fundo imobiliário?

Antes de qualquer decisão é preciso ter informação. E no mundo dos investimentos essa máxima é ainda mais importante. Então, vamos conhecer melhor como funciona o fundo imobiliário. Os FIIs atuam como uma espécie de “condomínio” de investidores, no qual várias pessoas reúnem seus recursos para que sejam aplicados em um conjunto disponível no mercado imobiliário. 

Tradicionalmente, o fundo imobiliário utiliza o dinheiro dos investidores para a construção ou aquisição de imóveis, que depois são locados ou arrendados. Assim, os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes do grupo, seguindo a proporção aplicada por cada um deles.

O gestor do fundo imobiliário é o responsável por tomar as decisões sobre o que fazer com os recursos, claro que seguindo objetivos e políticas que foram definidas em comum acordo por todos os envolvidos que aceitaram a proposta. O investimento em fundo imobiliário pode ser muito bem-sucedido ou não, pois isso dependerá da valorização ou desvalorização das cotas dos fundos ao longo do tempo. 

Conheça mais sobre a rentabilidade dos fundos imobiliários

Agora que você já tem uma visão um pouco mais ampla sobre o que são os fundos imobiliários, vamos falar de um ponto importante: rentabilidade. Todas as pessoas querem investir o seu dinheiro em algo que traga retorno, mesmo com as oscilações que podem atingir os investimentos, principalmente os de renda variável como os fundos imobiliários.

Especificamente sobre a rentabilidade dos FIIs, é importante que o futuro investidor saiba que pode variar bastante. Os lucros vão depender de diversos fatores, como: atual situação desse setor, composição do patrimônio do investidor e valor das cotas que estão sob sua posse.

Ao entrar em um fundo imobiliário, é importante verificar algumas informações prévias do investimento. Boas opções contam com imóveis bem localizados, que tendem a gerar retornos mais expressivos do que empreendimentos que estão em regiões mais afastadas dos grandes centros, a lógica nesse caso é a mesma de você ter o próprio imóvel e ver a sua valorização de acordo com a localização.

Importante reforçar que além do rendimento das cotas, o investidor terá acesso a aluguéis mensais pagos pelos fundos imobiliários, que estão sujeitos à oscilações. Outro ponto que deve ser levado em consideração e que influencia na rentabilidade é que para os fundos de papel os aluguéis estão relacionados com as movimentações dos indexadores, como o CDI, IGP-M e taxa Selic.

Qual o perfil de quem busca investir em um fundo imobiliário?

Geralmente, os fundos imobiliários costumam ser uma modalidade indicada para quem quer viver de renda ou alcançar a independência financeira. Há também quem busque os FIIs para obter ganhos com a negociação das cotas no mercado financeiro, que segue um formato semelhante ao das ações. Mas, nesse caso, a liquidez costuma ser menor. 

Selecionamos no post de hoje algumas informações sobre os fundos imobiliários para que você consiga avaliar se esse investimento é realmente bom para o seu perfil. Para continuar acompanhando dicas como essa, não perca as próximas postagens do nosso blog!

Compartilhe:

veja também: