Conheça os diferentes tipos de Fundos Imobiliários

homem segurando chave e maquete pequena de casa em mãos

Você conhece os principais tipos de Fundos Imobiliários (FIIs) existentes no mercado? Há uma variedade deles disponíveis hoje para quem deseja investir no setor imobiliário e conquistar bons retornos financeiros.

Basicamente, os Fundos Imobiliários representam um grupo de investidores que possuem um desejo em comum: fazer aplicações financeiras em ativos do mercado imobiliário. Logo, o valor investido por cada um se transforma em cotas.

Sendo assim, a administração dos Fundos Imobiliários é feita por um gestor, que fica responsável por buscar os melhores investimentos, garantindo uma boa rentabilidade para todos os envolvidos na operação.

Mas, antes de ingressar no mundo dos Fundos Imobiliários, é importante entender cada tipo de FIIs para que as suas aplicações financeiras estejam atreladas ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Então, para te ajudar nessa missão, hoje vamos apresentar os principais tipos de Fundos Imobiliários. Confira!

Fundos de Tijolos

Os Fundos Imobiliários de Tijolos são aqueles que investem em imóveis físicos, reais e já concluídos. Aliás, o nome desse FII já faz referência exatamente a isso. Então, a rentabilidade oriunda desse fundo acontece através dos aluguéis, considerando o potencial de valorização do imóvel.

Apesar de parecer uma categoria homogênea, há carteiras de todos os tipos e de empreendimentos diversificados, como:

  • Hotéis;
  • Escolas;
  • Escritórios;
  • Shoppings centers;
  • Agências bancárias e muitos outros.

Fundos de Papel

Os fundos de papel não investem propriamente em imóveis, como acontece nos fundos de tijolo, mas sim em títulos da renda fixa que possuem relação direta com o mercado imobiliário, como: LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) ou CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

Dessa maneira, nos Fundos Imobiliários de Papel o investidor ganha a partir do pagamento de juros, não da valorização.

Fundos Imobiliários de Fundo

Chamado de FOFs, nesses FIIs ocorre o investimento propriamente em cotas de outros fundos. Neste caso, os Fundos Imobiliários escolhidos para fazerem parte do FOF são determinados pelos gestores especializados. Sendo assim, é uma excelente opção de FII para quem está começando a investir no segmento imobiliário.

Fundos de Desenvolvimento

Os Fundos Imobiliários de Desenvolvimento possibilitam o lucro para os investidores através da compra de imóveis que estão em construção, onde posteriormente o objetivo é a venda deles.

Então, por ter essa natureza mais incerta, esse é um fundo de maior risco também, uma vez que contratempos podem acontecer em obras e isso acarreta em prejuízos para os cotistas.

No entanto, exatamente por serem mais arriscados, naturalmente apresentam um maior potencial de valorização.

Fundos Imobiliários Híbridos

Para finalizar, há também os fundos híbridos, que, como o próprio nome já diz, possuem na cartela uma variedade de ativos do setor imobiliário. Sendo assim, são mais versáteis.

Dessa maneira, nessa categoria é possível ter todos os ativos que foram citados anteriormente, sem que haja uma quantidade mínima em relação ao patrimônio alocado.

Vimos no artigo de hoje que os Fundos Imobiliários são incríveis para quem busca a diversificação da carteira e uma maior rentabilidade em seus investimentos. E que tal agora aprender em nosso blog a montar uma boa carteira de dividendos. Clique aqui e confira o post que explica esse passo a passo.

Compartilhe:

veja também: