Saiba o que são e como funcionam os Fundos ESG

Pote de vidro com moedas e folhas verdes

É notória a preocupação com o meio ambiente nos últimos anos e isso tem refletido também no mercado financeiro. Então, um exemplo dessa tendência são os fundos ESG.

Conhecidos também como fundos verdes, eles se tratam de aplicações financeiras sustentáveis e que podem ser interessantes para a sua carteira de investimentos. Afinal de contas, esse é um fundo lucrativo!

Então, se você quer diversificar a sua carteira e potencializar seus ganhos, que tal conferir o que são esses fundos e como eles funcionam? Abaixo está tudo o que você precisa saber!

O que são os fundos ESG?

A sigla ESG em inglês quer dizer Environmental, Social and Corporate Governance. Então, traduzindo para o português, ela quer dizer Ambiental, Social e Governança.

Logo, um fundo desse tipo é aquele que investe em empresas que são comprometidas com o meio ambiente, com a sociedade e com excelente governança corporativa.

Portanto, estamos falando aqui de fundos sustentáveis e que atendem a esses critérios citados anteriormente. Essa é a estratégia principal de investimento utilizada por esses fundos verdes.

Como funciona o fundo ESG?

Além dos critérios tradicionais que qualquer fundo analisa, como o potencial de lucro e a saúde financeira da empresa, o fundo ESG considera o ambiental, social e a governança, mas isso é feito de maneira detalhada.

Então, sob a análise ambiental, por exemplo, o gestor confere detalhes importantes para decidir se a empresa pode fazer parte desse fundo, como o consumo de energia e a destinação correta dos resíduos.

Em seguida, do ponto de vista ambiental, critérios como o bem-estar dos funcionários, salário adequado e segurança no ambiente de trabalho são considerados. Por fim, quando se fala em governança, é realizada uma análise com base na transparência de informações, na diversidade administrativa, conduta da empresa dentre outros pontos.

Apenas se a empresa atender a todos esses requisitos é que ela está apta para fazer parte de um fundo do tipo ESG. Dito isso, fica claro que esses fundos funcionam como qualquer outro, a diferença é que os investimentos são voltados realmente para as empresas sustentáveis.

Por que investir em fundos ESG?

O fundo ESG vem ganhando cada vez mais popularidade e isso é explicado pelas vantagens que ele oferece. Afinal, sabemos que essa ligação com o ambiental, social e governança tem seus pontos positivos.

Sendo assim, se você tem dúvidas se deve investir em fundos verdes, veja abaixo alguns benefícios que eles oferecem:

  • Competitividade de longo prazo;
  • Menor potencial de risco para o investidor, pois as empresas desse fundo são impactadas de forma reduzida pelas mudanças legais repentinas;
  • Aumento do seu valor de mercado, logo traz ganhos financeiros para os investidores que têm ações da companhia.

Investir em fundos ESG é uma excelente maneira de diversificar a sua carteira e ao mesmo tempo está ligado aos fatores ambientais que estão cada vez mais em pauta. Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das principais dicas de investimentos e finanças!

Compartilhe:

veja também: