Tributação sobre BDR: Você Sabe como Funciona?

O mundo dos investimentos envolve muitos serviços, processos e trâmites que fica difícil para os investidores conhecerem todos eles. Mas, para fazer investimentos conscientes é fundamental saber o funcionamento geral da modalidade escolhida, só assim você terá uma visão clara e real da sua carteira de investimentos.

Pensando em ajudar os investidores nesse processo, vamos dedicar o post de hoje para explicar como funciona a tributação sobre BDR, uma modalidade que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos. Confira e esclareça as suas principais dúvidas!

O que é um BDR?

Antes de focarmos na tributação sobre BDR, é importante conhecer um pouco mais sobre esse investimento. O BDR (Brazilian Depositary Receipt) representa os ativos pelos quais os brasileiros podem investir em recibos que são replicados em ações de mercados estrangeiros diretamente no mercado nacional.

Mesmo que o investidor não compre os papéis diretamente das empresas estrangeiras, ele consegue investir através dos certificados que são garantidos por instituições financeiras, conhecidas como custodiantes. Atualmente, essa modalidade vem sendo considerada uma das melhores opções para quem quer investir em empresas estrangeiras, com a facilidade de seguir com as operações aqui do Brasil.

E como funciona a tributação sobre BDR?

Agora que você já conhece mais sobre esse investimento, chegou a hora de entendermos como funciona a tributação sobre BDR. O processo de declaração do BDR é bem semelhante aos já utilizados pelos investidores para declarar ativos de renda variável negociados na Bolsa de Valores.

De uma forma geral, existem dois momentos em que ocorre a tributação sobre BDR, na venda do ativo ou quando o investidor recebe rendimento sobre o BDR. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre esses dois cenários.

Tributação na venda do ativo

Aqui o processo de tributação sobre BDR é bem similar ao adotado em papéis brasileiros. A alíquota para as operações comuns, as chamadas Swing Trade, é de 15% sobre o lucro. Já para as operações de Day Trade é de 20% sobre o lucro. 

Na tributação sobre BDR, o recolhimento do imposto deve ocorrer por meio de DARF (Documento de Arrecadação de Receita Federal) que deve ser emitido com o código 6015 até o último dia útil do mês consecutivo a operação de venda do ativo. É importante que o investidor saiba que não existe isenção em vendas de até R$20.000 no mês.

Tributação sobre BDR no rendimento do ativo

Um dos pontos que todo investidor em BDRs precisa ficar atento é sobre os dividendos recebidos em ações, que no Brasil costumam ser isentos de Imposto de Renda. Mas, no caso específico das BDRs, ocorre tributação.

Essa modalidade é considerada como rendimentos recebidos de fonte no exterior, por isso, as alíquotas podem variar, sendo que o maior valor é de 27,5%. Também é importante ressaltar que a tributação sobre BDR ocorre quando os ganhos mensais do investidor forem superiores a R $1.903,98, valor limite da isenção. Caso o valor seja inferior, não será necessário recolher o imposto.

Quando o valor recebido é superior ao mencionado acima, o investidor precisa emitir um DARF, com o código 0190, para fazer o pagamento até o último dia do mês posterior ao recebimento desses valores. 

No artigo de hoje, mostramos como funciona a tributação sobre BDR e apresentamos algumas informações gerais sobre esse investimento que vem se destacando no mercado financeiro. Aproveite e confira também em nosso blog o post que mostra quando é um bom negócio optar pelo CDB de liquidez diária.

Compartilhe:

veja também: