Quais são os Maiores Erros que um Investidor Iniciante deve Evitar?

Começar a investir o seu dinheiro é uma decisão bastante importante, afinal esse é um passo fundamental para você realizar seus projetos pessoais de curto, médio e longo prazo. Além disso, ter o apoio dos juros compostos é essencial para que seu patrimônio cresça sem depender exclusivamente dos seus recebimentos mensais.

Mas, entrar no mundo dos investimentos nem sempre é fácil. Na busca por resultados rápidos, um investidor iniciante pode cometer erros que, dependendo da gravidade, podem impactar e muito a sua experiência no mercado financeiro.

Então, para evitar que isso aconteça com você, nós reunimos neste artigo os maiores erros que um investidor iniciante costuma cometer. Confira todos eles e fique atento para que a sua entrada no mercado financeiro seja a mais tranquila e segura possível.

Não descobrir o seu perfil de investidor

Um erro preocupante que um investidor iniciante comete tem a ver com a falta de informação sobre o seu próprio perfil de investidor. Esse processo de autoconhecimento é importante para alinhar os seus objetivos e metas com suas expectativas, habilidades, sentimentos e valores. 

Entrar no mercado financeiro sem saber se você tem perfil conservador, moderado ou arrojado pode trazer problemas no futuro e uma grande frustração caso as modalidades escolhidas estejam fora das indicações para o seu real perfil de investidor.

Deixar de fazer um planejamento

O planejamento é importante em todas as áreas e com os investimentos não poderia ser diferente. Assim como acontece com a elaboração do perfil, muitos investidores iniciantes deixam de fazer um planejamento e agem na empolgação de entrar no mercado financeiro.

São grandes as chances de falhar quando não há um planejamento, pois com tantas opções de investimentos disponíveis, é preciso identificar quais delas estão alinhadas com cada objetivo do investidor, somente assim é possível montar uma carteira rentável e diversificada. 

Não conhecer em detalhes os investimentos que vai seguir

Complementando o erro do investidor iniciante mencionado acima, a falta de conhecimento sobre os investimentos adotados é uma das situações mais perigosas que todos deveriam evitar. Sem saber como funciona o ativo, as taxas envolvidas, os prazos e a tributação é praticamente impossível tomar uma decisão consciente. Por isso, a informação deve vir em primeiro lugar!

Buscar retornos significativos de forma rápida e não considerar os riscos

Esse é, sem dúvidas, um dos maiores erros que um investidor iniciante pode cometer. Na busca por bons retornos de forma rápida, ele pode deixar de considerar os riscos envolvidos na operação e acabar tendo uma desagradável surpresa no futuro. 

A tomada de decisão precisa ser feita com base em dados reais e confiáveis, não dá para acreditar em promessas milagrosas, pois o mercado financeiro não funciona dessa forma. Bons rendimentos em pouco tempo podem acontecer, mas é fundamental que o investidor conheça também as outras possibilidades, assim ele conseguirá ter uma visão ampla de onde está investindo o seu dinheiro.

Não contar com o apoio de especialistas no assunto

E por fim, mas não menos importante, é comum um investidor iniciante não buscar ajuda de profissionais especializados por achar que esse suporte está disponível apenas para quem investe altos valores no mercado financeiro. Hoje, o apoio dos assessores é fundamental para criar uma carteira diversificada e alinhada com o seu perfil, tendo a segurança necessária para que os investimentos alcancem bons resultados.

A Assessoria da RV4 Investimentos pode ajudar o investidor a fugir desses erros que ocorrem no caminho de muitos investidores. Conte com o time de especialistas da RV4 Investimentos.

Apresentamos no artigo de hoje os principais erros que um investidor iniciante deve evitar. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, confira em nosso blog o post que explica se o fundo imobiliário é um bom investimento para você.

Compartilhe:

veja também: