Conheça os Conselhos Ensinados pelo Livro Pai Rico, Pai Pobre

pessoas que buscam aprender mais sobre educação financeira e investimentos. Em 2007, quando completou 20 anos, a obra ganhou uma versão ampliada e revisada. Além disso, o livro Pai Rico, Pai Pobre também tem uma edição específica para jovens investidores e uma no formato de quadrinhos.

Mas, o que será que esse renomado livro tem de tão especial e que vem ajudando milhares de pessoas a mudarem de vida, passando a enxergar seu relacionamento com o dinheiro de uma forma diferente e próspera? Na sequência deste artigo vamos mostrar os conselhos ensinados pelo livro Pai Rico, Pai Pobre que acreditamos serem os mais impactantes. Confira!

Riqueza e mentalidade andam juntas

Sem dúvidas, um dos principais ensinamentos do livro Pai Rico, Pai Pobre tem a ver com a forma que as pessoas enxergam o dinheiro em suas vidas. No livro, Kiyosaki relata que teve dois pais: um rico e outro pobre, sendo que a principal diferença entre eles era a mentalidade em relação ao dinheiro.

O pai que se tornaria rico já acreditava que a falta de dinheiro era a raiz de todo mal, enquanto o pai que seguiria pobre acreditava que o amor ao dinheiro era a raiz de todo mal. Esses pensamentos enraizados de ambos ajudaram a trilhar os seus caminhos financeiros, o que mostra que a riqueza começa em nossa mentalidade.

Dinheiro deve trabalhar por você, e não ao contrário

Muitas pessoas acreditam que para ser rico é preciso trabalhar incansavelmente em busca de mais e mais dinheiro. No livro Pai Rico, Pai Pobre, Kiyosaki usa como exemplo a “corrida de ratos”, que seria algo comum entre a classe média, onde todas as pessoas são movidas por dois sentimentos principais, o medo e ambição. 

As pessoas com medo de ficarem sem dinheiro passam a trabalhar de forma incessante, entretanto, quando passam a ganhar mais dinheiro, começam a ter mais ambição e aumentam também seu custo de vida. Deste modo, passam a trabalhar para o dinheiro, em vez de investir e colocar o dinheiro para trabalhar por elas.

Não se engane comprando passivos pensando que são ativos

O autor também aborda um ponto importante e que gera muita confusão entre os novos investidores, que é a compra de passivos pensando se tratar de ativos. Por exemplo, a pessoa compra um carro e acha que esse é um investimento ativo quando na verdade é um passivo. Ao sair da concessionária, o veículo já perde valor e essa queda se intensifica ao longo do tempo. Sem falar nos custos envolvidos nessa aquisição, como seguro, tributos, combustível e manutenção. Em vez de gerar lucro, o carro elevou os custos do proprietário.

Luxos não são um problema, desde que pagos com a renda dos investimentos

No livro Pai Rico, Pai Pobre foi levantada uma situação comum entre as pessoas que recebem um aumento salarial ou que conseguem ampliar os rendimentos da sua empresa Ao se ver nesse cenário favorável, muitos optam por ampliar as despesas proporcionalmente e incluir em sua rotina certos luxos. Mas, caso o cenário mude, como você manterá esse estilo de vida?

Kiyosaki diz que não é o quanto se ganha, mas o quanto se conserva desse valor que fará com que você prospere. De acordo com o autor, quanto mais uma pessoa aplicar seu dinheiro e criar o hábito de reinvestir, mais rapidamente seu patrimônio irá crescer, é os juros compostos trabalhando para a sua riqueza.

Assumir riscos é preciso

Por fim, um conselho e tanto do livro Pai Rico, Pai Pobre é mostrar que não há milagres quando se trata de investimentos. Se a pessoa quiser ter maiores rendimentos, ela terá necessariamente que assumir riscos. Unir conhecimento técnico e ousadia é apresentado por Kiyosaki como o fator decisivo para ter sucesso e conquistar bons resultados nos investimentos.

Reunimos no artigo de hoje alguns dos conselhos ensinados no best-seller Pai Rico, Pai Pobre. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre investimentos e confira também em nosso blog o post que ensina como saber se chegou a hora de vender as suas ações.

Compartilhe:

veja também: