Quando é um Bom Negócio Optar pelo CDB de Liquidez Diária?

São várias opções de investimentos disponíveis no mercado. Cada modalidade tem suas características específicas que podem se encaixar no planejamento e nos objetivos de diferentes perfis de investidores. Uma opção que vem ganhando destaque nos últimos tempos é o CDB de liquidez diária.

O principal atrativo desse investimento tem a ver com o tempo de resgate. O CDB de liquidez diária oferece a vantagem de poder retirar o valor investido em qualquer dia útil, o que já não é possível em outros investimentos, inclusive nas modalidades tradicionais de CDBs.

Se você ainda não conhece os detalhes do CDB de liquidez diária e quer entender se essa é uma boa opção para a sua carteira, confira a seguir as principais informações sobre o tema e as situações em que essa modalidade é a mais indicada.

O que é um CDB?

Bom, o primeiro passo para identificar os melhores investimentos é entender como eles funcionam na prática. O CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário e se trata de um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras privadas. De uma forma resumida, podemos dizer que o CDB é um título que funciona como um empréstimo do investidor ao banco, recebendo como rendimento os juros cobrados nessa transação.

Por exemplo, um determinado banco precisa captar dinheiro para financiar suas próprias atividades. Para isso, ele lança um título de CDB com valores, taxas e vencimentos já estipulados. O investidor analisa esse título e, se fizer sentido para a sua necessidade, adquire o CDB, ou seja, o seu dinheiro passará a ser utilizado pelo banco que pagará juros por essa operação. 

O funcionamento do CDB é bem semelhante ao usado quando o cliente solicita um empréstimo ao banco e vai pagando as parcelas com juros atribuídos. A modalidade conta com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Créditos, o que dá ao investidor uma segurança maior caso a instituição financeira venha a falir. O valor máximo coberto pelo FGC é de até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por pessoa física ou jurídica e por cada instituição financeira.

Como funciona o CDB de liquidez diária?

Agora que você já conhece o Certificado de Depósito Bancário, vamos focar no CDB de liquidez diária. No geral, ele funciona da mesma forma que os demais CDBs disponíveis no mercado, mas, como já adiantamos no início, o seu grande diferencial é o resgate que pode ser feito a qualquer momento com o prazo de até um dia útil.

Por ter essa flexibilidade, o CDB de liquidez diária geralmente é indicado para as pessoas que precisam ter o dinheiro em mãos sempre que precisar. Muitas pessoas optam por essa modalidade para criar a sua reserva de emergência, para movimentar o dinheiro parado na conta corrente ou mesmo como uma alternativa mais rentável que a poupança. 

Vale ressaltar que o CDB de liquidez diária apresenta um rendimento menor do que os CDBs de longo prazo, mas a segurança e a liberdade oferecidas por esse formato pode ser uma opção interessante para se ter em sua carteira.

Apresentamos no artigo de hoje o funcionamento do CDB de liquidez diária. Para continuar acompanhando dicas de investimentos, confira em nosso blog o post que mostra se as criptomoedas são uma boa opção para você.

Compartilhe:

veja também: