Saiba como a Alta do Preço da Gasolina pode Impactar seus Investimentos

Com aumentos expressivos no preço da gasolina nos últimos meses, a vida dos brasileiros vem sendo diretamente afetada em diversos aspectos, atingindo, inclusive, a carteira de investimentos de muitas pessoas. 

Isso mesmo, além de elevar os custos mensais direcionados ao combustível, seja para fins pessoais ou profissionais, a alta no preço da gasolina pode interferir nos investimentos e comprometer alguns planejamentos financeiros. Se você não conhece a relação entre esses dois pontos, te convidamos para continuar acompanhando esse artigo e descobrir mais sobre o assunto.

Entenda os motivos que levaram ao aumento do preço da gasolina no Brasil

Existem dois pontos centrais que interferem nos preços da gasolina no Brasil atualmente: a alta nos valores internacionais do petróleo e o conflito entre Rússia e Ucrânia, situações que levam a uma oferta limitada diante de uma demanda mundial cada dia maior. E por mais que o Brasil possua grandes reservas de petróleo, a falta de refinarias especializadas faz com que tenhamos a necessidade de importar do exterior óleos leves para que nossas refinarias sejam capazes de processar.

Em resumo, exportamos o óleo denso que extraímos em nosso território e importamos óleo leve, cujo valor final acaba sendo negativo, pois importamos a um preço mais alto do que o praticado na exportação. Para compensar, a diferença é repassada ao consumidor final.

Além dos pontos destacados acima, o preço da gasolina praticado nas refinarias se orienta pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e do câmbio.

Um outro fator determinante que influencia no aumento do preço da gasolina é a retomada do mercado pós-pandemia. Com a reabertura do comércio e o retorno dos processos produtivos, é possível perceber um aumento na demanda por combustíveis em geral, além do cenário político internacional totalmente instável.

Há expectativa de baixa no preço da gasolina?

Nos últimos 12 meses, o preço da gasolina subiu aproximadamente 32% até março e isso a torna o item com maior impacto na inflação, uma vez que a alta no preço dos combustíveis faz com que toda a cadeia produtiva brasileira sofra.

Há movimentos que apontam como alternativa a redução dos impostos incidentes sobre a gasolina e derivados para que seja possível baixar o preço para o consumidor final. Contudo, esse não é um fator determinante, uma vez que as operações de venda já se encontravam com seus aumentos travados, gerando defasagem no preço da gasolina.

Como o aumento do preço da gasolina afeta a sua vida e os seus investimentos?

Não apenas quem possui carro próprio sofre com o aumento do preço da gasolina, basta pensar em todo o processo produtivo e de comercialização para que um determinado item chegue na sua casa. 

Com certeza, em alguma etapa esse produto ou a matéria-prima utilizada para fazê-lo foi transportada, os custos com o transporte aumentaram com os reajustes no preço da gasolina e esse valor a mais foi agregado ao custo final do produto. No fim, nós, consumidores, pagamos por esse aumento direta ou indiretamente.

Já quando falamos em investimentos, sabemos que especulações são feitas em busca de entender os cenários e arriscar em um determinado tipo de investimento. Com o aumento do preço dos combustíveis, empresas ligadas ao setor são impactadas de forma positiva e para esse caso podemos destacar que a tendência em investir em commodities está sendo crescente. Já investimentos de renda fixa indexados à inflação tornarão possível proteger o patrimônio diante da incerteza de preços. 

Mas, você deve ter chegado até aqui se perguntando: qual a relação entre o preço da gasolina e os meus investimentos? Podemos dizer que a principal relação é o fato do da gasolina influenciar no aumento do preço de tantos outros itens de consumo, que juntos fazem com que a nossa inflação cresça cada vez mais.

Inflação alta gera taxa de juros alta para conter esse crescimento. Por sua vez, taxa de juros alta prejudica a tomada de crédito e beneficia os investimentos que possuem taxa de juros fixada no momento da compra.

Você tinha olhado para o aumento no preço da gasolina por todos esses ângulos? Investir requer uma análise mais ampla, por isso, a informação é uma grande aliada. Para se manter sempre informado, acompanhe as publicações semanais do nosso blog!

Compartilhe:

veja também: