Sou Empreendedor e Quero meu 13º no Próximo Natal

Homem investidor

Olá, mais um dia! E mais um ano todinho novo e cheio de possibilidades que se inicia!

No último artigo de dezembro falamos da falsa impressão que muitos de nós temos quando recebemos o nosso 13º salário: parecemos estar mais ricos! Se você ainda não leu, clique aqui em baixo!

BOTÃO COM O LINK: https://www.economiasemmito.com.br/post/ganhei-meu-decimo-terceiro-e-estou-rico 

Brincadeiras à parte, a questão é que a renda de muitas pessoas aumenta e assim, por consequência, existe uma sensação de que o poder de compra também se eleva. E na verdade não é bem isso o que acontece – ou não deveria.

O que muita gente não percebe é que o 13º não é um salário a mais e sim parte da sua remuneração total do ano que apenas foi dividida em 13 fatias e não 12, de acordo com o número de meses do ano. Você não está ganhando sem trabalhar e muito menos se trata de um presente do seu empregador. Pelo contrário, você trabalhou um ano inteiro “por conta” e só está sendo remunerado por isso lá no final do ano, de forma atrasada. Ou seja, todos os meses você poderia ser “um pouco mais rico”: poderia comprar mais ou poupar mais, tomando melhores decisões para o que faz sentido para você e sua família.

Em contrapartida, existe um grande número de brasileiros que não recebe esse “benefício” do 13º. São empresários, empreendedores, autônomos e outros profissionais não regidos pela clássica forma de remuneração da CLT. Essas pessoas normalmente ficam tristes durante o mês de dezembro, se comparando com os celetistas que estão “mais ricos”. Para muitos o buraco ainda é maior pois é hora de honrar o pagamento da folha e 13º dos seus colaboradores e funcionários.

A boa notícia é que é possível ter sim um salário a mais em dezembro para esses profissionais. Como? Investindo da maneira correta durante todo o ano parte da sua renda e optando por utiliza-la durante o mês de dezembro. É possível sim ter essa sensação de maior poder de compra para os presentes, festas e viagens de fim de ano. Basta apenas planejar corretamente o tamanho dessas despesas e criar uma reserva com esse objetivo. Com tantos ativos disponíveis no mercado é possível optar por algum que possua uma boa remuneração ao longo de 12 meses, com razoável segurança, e ainda tenha uma liquidez programada. Já havia parado para pensar dessa forma?

Aguardo você todos os meses de 2022 aqui no Economia Sem Mito. Para que no próximo Natal você não tenha uma falsa sensação de que está rico e sim sua situação financeira seja verdadeiramente melhor!

Compartilhe:

veja também: